Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Experiência do ensino integrado ao serviço para formação em Saúde: percepção de alunos e egressos de Odontologia

2017; Faculdade de Medicina de Botucatu (Unesp); Volume: 22; Issue: 64 Linguagem: Português

10.1590/1807-57622016.0655

ISSN

1807-5762

Autores

Danielle Tupinambá Emmi, Daiane Maria Cavalcante da Silva, Regina Fátima Feio Barroso,

Tópico(s)

Healthcare during COVID-19 Pandemic

Resumo

Esta pesquisa objetiva avaliar a importância do estágio extramuros na formação profissional em Odontologia, por meio da percepção de alunos e egressos que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS). Foram selecionados 36 portfólios, construídos pelos alunos em suas experiências extramurais, entre 2009 a 2014. Além da análise dos portfólios foram entrevistados cinco egressos que atuam no SUS, para responderem questionamentos relacionados à contribuição do estágio para atuação no SUS. Para análise dos discursos, utilizou-se abordagem qualitativa, com análise de conteúdo temático. Observou-se que as práticas de vivência nos serviços de saúde foram valorizadas por permitirem, sobretudo, reconhecer a realidade social e os serviços, com suas deficiências e dificuldades. Conclui-se que as experiências extramurais motivam a formação de profissionais mais humanos, éticos e reflexivos, tornando-os conhecedores e potenciais modificadores da realidade da saúde que não condiz aos princípios do SUS.

Referência(s)