
Educação infantil no Brasil: história e desafios contemporâneos
2017; Universidade do Vale do Sapucaí- Univás; Volume: 2; Issue: 5 Linguagem: Português
10.24280/ape.v2i5.200
ISSN2448-2803
AutoresOtávio Henrique Ferreira da Silva, Ademilson de Sousa Soares,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoEste artigo teve como objetivo contextualizar a trajetória da política pública de educação para a primeira infância no Brasil, a partir do final do século XIX até os tempos atuais. As análises foram desenvolvidas tendo como base a revisão da literatura de principais autores referências da área, tais como Campos (1979, 1985), Kramer (1984), Vieira (1988), Kishimoto (1990), Rosemberg (1992) e Kuhlmann Jr. (2011). Assim, foi analisado o desenvolvimento histórico da Educação Infantil no Brasil do final do século XIX até os tempos atuais e apontados alguns dos principais desafios dessa política frente ao atual cenário político brasileiro de fragilização do Estado Democrático de Direito.
Referência(s)