Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Educação infantil no Brasil: história e desafios contemporâneos

2017; Universidade do Vale do Sapucaí- Univás; Volume: 2; Issue: 5 Linguagem: Português

10.24280/ape.v2i5.200

ISSN

2448-2803

Autores

Otávio Henrique Ferreira da Silva, Ademilson de Sousa Soares,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

Este artigo teve como objetivo contextualizar a trajetória da política pública de educação para a primeira infância no Brasil, a partir do final do século XIX até os tempos atuais. As análises foram desenvolvidas tendo como base a revisão da literatura de principais autores referências da área, tais como Campos (1979, 1985), Kramer (1984), Vieira (1988), Kishimoto (1990), Rosemberg (1992) e Kuhlmann Jr. (2011). Assim, foi analisado o desenvolvimento histórico da Educação Infantil no Brasil do final do século XIX até os tempos atuais e apontados alguns dos principais desafios dessa política frente ao atual cenário político brasileiro de fragilização do Estado Democrático de Direito.

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