Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Uma metodologia baseada em Agentes e Algoritmos Genéticos para a redução da poluição: um estudo de caso dos tempos de semáforos no centro da cidade de Rio Grande/RS

2017; Volume: 13; Issue: 1 Linguagem: Português

10.13037/ras.vol13n1.165

ISSN

2179-2518

Autores

Míriam Blank Born, Diana F. Adamatti, Marílton Sanchotene de Aguiar, Weslen Schiavon de Souza,

Tópico(s)

Transportation Planning and Optimization

Resumo

Na atualidade, a mobilidade urbana e a qualidade do ar sao assuntos de destaque, devido ao trafego intenso de veiculos e a emissao de poluentes dissipada na atmosfera. Na literatura foi proposto um modelo de controle otimizado de semaforo utilizando Algoritmos Geneticos (AG). Estes algoritmos foram introduzidos neste contexto de controle de trafego, buscando possiveis solucoes para a problematica de semaforos nos grandes centros urbanos. A analise da dispersao de poluentes torna-se um aspecto importante de ser estudado e analisado, para que solucoes viaveis sejam implantadas visando a melhoria do trafego urbano e da qualidade do ar. Assim, o estudo da dispersao de poluentes e de Algoritmos Geneticos, com abordagem baseada em agentes, juntamente com simulacoes realizadas no simulador de mobilidade urbana SUMO ( Simulation of Urban Mobility ), buscam solucoes satisfatorias para tais problemas. O AG realiza o cruzamento dos cromossomos, neste caso os tempos dos semaforos, apresentando os melhores tempos de sinal verde e o somatorio de cada um dos poluentes a cada ciclo de simulacao. As simulacoes foram realizadas, os resultados obtidos comparados e as analises mostraram que a utilizacao do Algoritmo Genetico e bastante promissor neste contexto.

Referência(s)
Altmetric
PlumX