Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Teaching Conditional Relations Between Musical Stimuli by means of a Computer Program

2017; Issue: 44 Linguagem: Português

10.5935/2175-3520.20170003

ISSN

2175-3520

Autores

Igor Eduardo Madeira, Elizeu Borloti, Verônica Bender Haydu,

Tópico(s)

Diverse Music Education Insights

Resumo

O paradigma da equivalência tem sido apontado como um recurso eficaz no ensino de classes de comportamentos musicais.Este estudo teve como objetivo: (a) ensinar relações condicionais entre as sete notas da clave de sol desenhadas no pentagrama, os nomes impressos dessas notas e os estímulos auditivos correspondentes; e (b) verificar a formação de sete classes de equivalência.Foi usado o software APRM que permite o ensino de discriminações condicionais com estímulos auditivos em som de piano (A), notas musicais desenhadas no pentagrama (B) e nomes dessas notas musicais acompanhadas por cifras (C).Onze estudantes do Ensino Fundamental e Médio foram submetidos a pré-teste, ensino das relações condicionais AB e AC e a testes das relações emergentes.A porcentagem de acertos no pré-teste variou de 4,8% a 23,81% e, após o procedimento de ensino, observou-se 90,5% a 92,8% de acertos no teste das relações de linha de base.O critério de 90% ou mais de acertos foi atingido por 10 dos 11 participantes no teste das relações de equivalência; e por apenas três,no das relações de simetria.Concluiu-se que o procedimento foi eficaz no ensino das relações condicionais entre os estímulos, contribuindo para a emergência das relações de equivalência, mas não das de simetria.Isso indica a necessidade de procedimento adicional que aumente a discriminação auditiva e possibilite demonstrar a formação de estímulos equivalentes.

Referência(s)
Altmetric
PlumX