
Teaching Conditional Relations Between Musical Stimuli by means of a Computer Program
2017; Issue: 44 Linguagem: Português
10.5935/2175-3520.20170003
ISSN2175-3520
AutoresIgor Eduardo Madeira, Elizeu Borloti, Verônica Bender Haydu,
Tópico(s)Diverse Music Education Insights
ResumoO paradigma da equivalência tem sido apontado como um recurso eficaz no ensino de classes de comportamentos musicais.Este estudo teve como objetivo: (a) ensinar relações condicionais entre as sete notas da clave de sol desenhadas no pentagrama, os nomes impressos dessas notas e os estímulos auditivos correspondentes; e (b) verificar a formação de sete classes de equivalência.Foi usado o software APRM que permite o ensino de discriminações condicionais com estímulos auditivos em som de piano (A), notas musicais desenhadas no pentagrama (B) e nomes dessas notas musicais acompanhadas por cifras (C).Onze estudantes do Ensino Fundamental e Médio foram submetidos a pré-teste, ensino das relações condicionais AB e AC e a testes das relações emergentes.A porcentagem de acertos no pré-teste variou de 4,8% a 23,81% e, após o procedimento de ensino, observou-se 90,5% a 92,8% de acertos no teste das relações de linha de base.O critério de 90% ou mais de acertos foi atingido por 10 dos 11 participantes no teste das relações de equivalência; e por apenas três,no das relações de simetria.Concluiu-se que o procedimento foi eficaz no ensino das relações condicionais entre os estímulos, contribuindo para a emergência das relações de equivalência, mas não das de simetria.Isso indica a necessidade de procedimento adicional que aumente a discriminação auditiva e possibilite demonstrar a formação de estímulos equivalentes.
Referência(s)