
Desenvolvimento profissional de professores de matemática iniciantes: contribuição do PIBID
2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; Volume: 11; Issue: 2 Linguagem: Português
10.14244/198271991962
ISSN1982-7199
AutoresFrancisco Jeovane do Nascimento, Eliziane Rocha Castro, Ivoneide Pinheiro de Lima,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoThe different experiences in the context of PIBID through contact with diverse practices and knowledge from more experienced professionals, may constitute an important element in the training of future teachers, in which it is able to appropriate professional exercise their individual and collective perceptions, feeling encouraged to develop within the profession. This versa study on the professional development of mathematics teachers beginners, in which analyzed the implications of natural experiences in the initial formation (within the PIBID) and its impact on teaching and professional development exercise. The methodology used was the case study, whose research instruments were observation and interview. The results showed that the unique experiences, experienced in the context of PIBID, have led to the formation of times teachers, establishment and improvement of the profession learning, reflecting in their repertoire of professional knowledge and their teaching practice. It is noteworthy that the actions developed in the context of PIBID echoed in the work of beginning teachers, constituting as grants in their professional context, including the reflection on practice, classroom management, learning with peers, use of diverse strategies in the teaching and learning mathematics. The final considerations showed that the continuity of the educational activity involves studies, redirections of didactic / pedagogical practices from the perspective of professional development. Keywords: Beginners math teachers, Training and teaching practice, Professional development. Resumo As experiencias diferenciadas vividas no contexto do PIBID, atraves do contato com praticas e saberes diversificados de profissionais mais experientes, podem constituir-se como um elemento importante na formacao do futuro professor, para que este tenha condicoes de um exercicio profissional adequado as suas percepcoes individuais e coletivas, sentindo-se estimulado a desenvolver-se dentro da profissao. Este estudo versa sobre o desenvolvimento profissional de professores de Matematica iniciantes, em que se analisou as implicacoes de experiencias singulares vivenciadas na formacao inicial (no âmbito do PIBID) e sua repercussao no exercicio docente e desenvolvimento profissional. A metodologia usada foi o estudo de caso, cujos instrumentos de pesquisa foram a observacao e a entrevista. Os resultados evidenciaram que as experiencias singulares, vivenciadas no contexto do PIBID, propiciaram aos professores momentos de formacao, constituicao e aperfeicoamento da aprendizagem da profissao, repercutindo no seu repertorio de conhecimentos profissionais e na sua pratica docente. Destaca-se que as acoes desenvolvidas no contexto do PIBID repercutiram no trabalho dos professores iniciantes, constituindo-se como subsidios em seu contexto profissional, dentre eles a reflexao sobre a pratica, a gestao de sala de aula, a aprendizagem com os pares, o uso de estrategias diversificadas no processo de ensino e aprendizagem matematico. As consideracoes finais evidenciaram que a continuidade da atividade educativa implica estudos, redirecionamentos das praticas didatico/pedagogicas, na perspectiva do desenvolvimento profissional. Palavras-chave : Professores de matematica iniciantes, Formacao e pratica docente, Desenvolvimento profissional. References : ABRANTES, P.; PONTE, J. P. 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Referência(s)