
O “ser-consigo” ao toque do clarim: educação, processos de subjetivação através das “escritas de si”
2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; Volume: 11; Issue: 2 Linguagem: Português
10.14244/198271991647
ISSN1982-7199
AutoresAndréia Pinheiro de Freitas, Carlos Roberto da Silveira, Márcia Aparecida Amador Mascia,
Tópico(s)Urban and sociocultural dynamics
ResumoThe discourses that permeate any discussion of education are extremely marked by social, political, cultural and ideological relations that are experienced by the subjects of the history. The language, thus, that reflects part of the symbolic set of these discourses, constitutes a powerful means of signification and re-signification of various genres and one of the most important ways for the analysis of these discourses. It is in the context of these discussions, based on Foucault's theories of subjectivity and writing processes of the and on the enunciative and discursive theories of language, with the theoretical support of the French Discourse Analysis, which this article aimed to observe the marks of objectification and subjectivity that are evident in student texts in military training, after interaction with video images produced by other students in different contexts. In discursive analysis of the texts of this study, it was evidenced regularities marked by the choice of words which referred to certain lexical fields of legitimacy in relation to the disciplinary power to which they are subjected. The article, therefore, takes a look at the perceptions and questions regarding the routine of military life that emerge from the write of the self of the subjects at the beginning of military training. Keywords : Subjectivity, Writing of the self, Discourse analysis, Education. Resumo Os discursos que permeiam toda e qualquer discussao sobre educacao sao extremamente marcados pelas relacoes sociais, politicas, culturais e ideologicas que sao vivenciadas pelos sujeitos da historia. A lingua, portanto, que reflete parte do conjunto simbolico desses discursos, constitui-se em um poderoso meio de significacao e ressignificacao dos mais variados generos e uma das formas mais importantes para a analise desses mesmos discursos. E no contexto dessas discussoes, embasado nas teorias foucaultianas sobre processos de subjetivacao e de e nas teorias enunciativas e discursivas de linguagem, com o suporte teorico da Analise do Discurso de Linha Francesa, que o presente artigo teve como objetivo geral observar as marcas de objetivacao e subjetivacao que se evidenciam em textos de alunos em formacao militar, apos a interacao com imagens de videos produzidos por outros alunos em contextos diferentes. Na analise discursiva dos textos do presente trabalho, evidenciaram-se regularidades marcadas pela escolha de palavras que remetiam a determinados campos lexicais de legitimacao em relacao ao poder disciplinar a que estao submetidos. O artigo, dessa forma, lanca um olhar sobre as percepcoes e questionamentos em relacao a rotina da vida militar que emergem da escrita de si de sujeitos em inicio de formacao militar. Palavras-chave : Subjetividade, Escrita de si, Analise do discurso, Educacao. References : ABBAGNANO, Nicola. Dicionario de Filosofia . 5a Ed., Trad. Alfredo Bossi e Ivone C. Benedetti. Sao Paulo: Martins Fontes, 2007. BRANDAO, Junito de Souza. Mitologia Grega , Vol. III . Petropolis: Vozes, 1987. CASTRO, Edgardo. Vocabulario de Foucault : um percurso pelos seus temas, conceitos e autores. Trad. Ingrid Muller Xavier. Revisao Tecnica Alfredo Veiga-Neto e Walter Omar Kohan. Belo Horizonte: Autentica Editora, 2009. DREYFUS, Hubert. L.; RABINOW, Paul. Michel Foucault uma trajetoria filosofica : para alem do estruturalismo e da hermeneutica. Trad. Vera Portocarrero e Gilda Gomes Carneiro. Rio de Janeiro: Forense Universitaria, 2013. p. 202-273. FOUCAULT, Michel. Historia da sexualidade II : o uso dos prazeres. Trad. Maria Thereza da Costa Albuquerque. Rio de Janeiro: Graal, 1984. FOUCAULT, Michel. O governo de e dos outros : curso no College de France (1982-1983). Trad. Eduardo Brandao. Sao Paulo: Martins Fontes, 2010a. FOUCAULT, Michel. A hermeneutica do sujeito : curso dado no College de France (1981-1982). Trad. Marcio Alves da Fonseca e Salma Tannus Muchail. 3. ed. Sao Paulo: Martins Fontes, 2010b. p. 334-346. FOUCAULT, Michel. A coragem da verdade : o governo de e dos outros II. Curso no College de France (1983-1984). Trad. Eduardo Brandao. Sao Paulo: Martins Fontes, 2011. FOUCAULT, Michel. Discurso e verdade: seis conferencias dadas por Michel Foucault, em Berkeley, entre outubro e novembro de 1983, sobre a Parrhesia . Revista Prometeus , Universidade Federal do Sergipe, Ano 6, Volume 6, Numero 12, 2013. FOUCAULT, Michel. A Escrita de Si. In: Ditos e escritos V : Etica, Sexualidade, Politica. Trad. Elisa Monteiro e Ines Autran Dourado Barbosa. Rio de Janeiro: Forense Universitaria, 2014a. p. 141-157. FOUCAULT, Michel. As Tecnicas de Si. In: Ditos e Escritos IX : Genealogia da etica, Subjetividade e Sexualidade. Trad. CHIQUIERI, Abner. Rio de Janeiro: Forense Universitaria, 2014b. p. 264-296. JAEGER, Werner. Paideia : a formacao do homem grego. Trad. Artur M. Parreira. Sao Paulo: Martins Fontes, 1995. p. 613-614. REVEL, Judith. Dicionario Foucault . Rio de Janeiro: Forense Universitaria, 2011. VEIGA-NETO, Alfredo. Foucault e a educacao . 3. ed. Belo Horizonte: Autentica, 2011. Eletronic References http://www.youtube.com/watch?v=sl7QMkddZH0 (Sonhos sob ocupacao). Primeiro acesso em: 12 de agosto de 2014. http://www.youtube.com/watch?v=jhj5zk8vW-8 (Brazil Colegio Stagio). Primeiro acesso em: 12 de agosto de 2014. http://digitmed.wordpress.com. Primeiro acesso em: 2 de outubro de 2014. http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/14089/Relat%C3%B3rio%20ICJBrasil%20-%20ano%206.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 12 de dezembro de 2015.
Referência(s)