
Escolas étnicas: possibilidades de estudo por diferentes correntes pedagógicas
2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; Volume: 11; Issue: 2 Linguagem: Espanhol
10.14244/198271991658
ISSN1982-7199
Autores Tópico(s)Migration, Racism, and Human Rights
ResumoIn the present text, we reach to elaborate reflections about the ethnic schools of the polish immigrants in Parana (Brazil), by means of the use of authors from different education theories, being selected the authors Saviani (2011) and Arroyo (2012). The ethnic schools constituted a phenomenon existent in Brazil since the mid-nineteenth century to the end of the 1930s, being possible observe it too among other ethnicities. In Parana, there were about 167 polish ethnic schools in the 1930s. Among the main features of this type of school are the teaching ministered in the group’s mother language, as well as the teaching of the culture and history of the home country. Most of those schools were created and sustained by the community, and even when there were Brazilian public schools in the region, the polish colonists gave preference to their own schools, due to the maintenance of their cultural features. To help in the making of this research, were used the contributions from authors who studied specifically the issue of ethnic schools, as Buchmann (1995), Kreutz (2000), Renk (2009) and Wachowicz (2002). Through this text, we could found out a lot of issues where is possible to establish relations between the pedagogical theories and the ethnic schools. Saviani (2011) makes relations between education and work, understanding the school education as the result of a long historical process and as an element able to foment transformations in social relations. Arroyo (2012), working social movements, watches a diversity of pedagogies made by means of antagonistic relations of domination and resistance, being these pedagogies tools of positive affirmation of minority groups. Keywords : History of education, Polish immigration, Immigration and education. Resumo Neste texto, buscamos elaborar reflexoes sobre as escolas etnicas dos imigrantes poloneses no Parana (Brasil) por meio da utilizacao de pesquisadores de diferentes teorias da educacao, sendo selecionados os autores Saviani (2011) e Arroyo (2012). As escolas etnicas constituiram um fenomeno existente no Brasil desde meados do seculo XIX ate o final da decada de 1930, sendo possivel observa-lo tambem entre outras etnias. No Parana, existiam cerca de 167 escolas etnicas polonesas na decada de 1930. Entre as principais caracteristicas desse tipo de escola estao o ensino ministrado na lingua materna do grupo, assim como o ensino da cultura e da historia do pais de origem. A maior parte dessas escolas eram criadas e mantidas pela propria comunidade, e mesmo quando existiam escolas publicas brasileiras na regiao, os colonos poloneses davam preferencia as suas proprias escolas, devido a manutencao de suas caracteristicas culturais. Para auxiliar na construcao desta pesquisa, foram utilizadas as contribuicoes de autores que trabalham especificamente com a questao das escolas etnicas, como Buchmann (1995), Kreutz (2000), Renk (2009) e Wachowicz (2002). Atraves deste texto, pudemos constatar diversas questoes onde e possivel estabelecer relacoes entre as teorias pedagogicas em questao e as escolas etnicas. Saviani (2011) estabelece relacoes entre educacao e trabalho, concebendo ainda a educacao escolar como resultado de um longo processo historico e elemento capaz de fomentar transformacoes nas relacoes sociais. Arroyo (2012), ao trabalhar com movimentos sociais, observa uma diversidade de pedagogias construidas por meio de relacoes antagonicas de dominacao e resistencia, sendo essas pedagogias ferramentas de afirmacao positiva de grupos minoritarios. Palavras-chave : Historia da educacao, Imigracao polonesa, Imigracao e educacao. References : ARROYO, Miguel G. Prefacio. In DAYRELL, Juarez (org.). Multiplos olhares sobre educacao e cultura . Belo Horizonte: UFMG, 1996. ARROYO, Miguel G. Outros sujeitos, outras pedagogias . Petropolis: Vozes, 2012. BUCHMANN, Elane T. A trajetoria do sol : um estudo sobre a identidade do imigrante polones no sul do Brasil. Curitiba: Fundacao Cultural, 1995. CERTEAU, Michel de. A Invencao do cotidiano : Artes de fazer. 3. ed. Petropolis (RJ): Vozes, 1998. DOUSTDAR, Neda M. Imigracao polonesa : raizes historicas de um preconceito. 1990. 169 f. Dissertacao (Mestrado em Historia do Brasil) – Universidade Federal do Parana, Curitiba, 1990. KREUTZ, Lucio. Historia da educacao a partir da perspectiva de etnia: reflexoes introdutorias. Historia da Educacao , v. 1, n. 2, p. 127-143, jul./dez. 1997. Disponivel em . Acesso em 21 ago. 2015. KREUTZ, Lucio. Escolas comunitarias de imigrantes no Brasil: instâncias de coordenacao e estruturas de apoio. Revista Brasileira de Educacao , n. 15, p. 159-176, set./dez. 2000. KREUTZ, Lucio. Imigrantes e projeto de escola publica no Brasil: Diferencas e tensoes culturais. In: SOCIEDADE Brasileira de Historia da Educacao (Org.). Educacao no Brasil : Historia e historiografia. Campinas, SP: Autores Associados, 2001. RENK, Valquiria E. A educacao dos imigrantes alemaes catolicos em Curitiba . Curitiba: Champagnat, 2004. RENK, Valquiria E. Aprendi falar portugues na escola! O processo de nacionalizacao das escolas etnicas polonesas e ucranianas no Parana. 2009. 243 f. Tese (Doutorado) –Universidade Federal do Parana, Curitiba, 2009. SAVIANI, Dermeval. Pedagogia historico-critica : primeiras aproximacoes. 11. ed. Campinas: Autores Associados, 2011. WACHOWICZ, Ruy C. O campones polones no Brasil . Curitiba: Fundacao Cultural Casa Romario Martins, 1981. WACHOWICZ, Ruy C. As escolas da colonizacao polonesa no Brasil . Curitiba: Champagnat, 2002.
Referência(s)