Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O papel da música no processo (re)criativo cinematográfico

2017; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA; Volume: 20; Issue: 2 Linguagem: Português

10.5433/2237-4876.2017v20n2p53

ISSN

2237-4876

Autores

Eva Cristina Francisco,

Tópico(s)

Brazilian cultural history and politics

Resumo

Os efeitos de sentido engendrados pelos recursos musicais trazem e instigam emoção, ideias, sentimentos. A música tem o poder de embalar, tocar, envolver, contar histórias. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva mostrar a importância da atuação da música no cinema para a recriação fílmica. Dizemos recriação por se tratar de uma adaptação de uma obra literária para um texto verbo-audiovisual. O estudo trata do transmutar de formas do romance O Primo Basílio, do escritor português Eça de Queirós (1878), para o filme produzido e dirigido por Daniel Filho (2007). Por meio da Teoria da Tradução, da Metodologia da Crítica Genética, bem como a análise das músicas utilizadas para a filmagem final do longa-metragem, é possível perceber a importância da atuação da música na obra cinematográfica no que diz respeito a contar histórias, sintetizar acontecimentos, contribuir com a impressão de veracidade, subsidiar a fidedignidade, reconstruir o enredo, enfim, efetivar a recriação cinematográfica.

Referência(s)