Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Globo Repórter no Twitter: o discurso coletivo dos telespectadores

2017; FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS; Volume: 4; Issue: 2 Linguagem: Português

10.20873/uft.2359-3652.2017v4n2p62

ISSN

2359-3652

Autores

Bianca Pereira da Silva, Carlos Golembiewski,

Tópico(s)

Social Media and Politics

Resumo

Este estudo tem por objetivo revelar os comentários do Twitter feitos pelos telespectadores do Globo Repórter durante a exibição do programa. Entre os objetivos específicos estão: um perfil do programa e uma análise histórica do surgimento das redes sociais. A escolha do Globo Repórter se deu porque ele é um dos programas que está há mais tempo no ar na TV brasileira. Para isso, utilizou-se como referencial teórico: Globo Repórter (Andrade, 2002); (Souza, 2004), (Rezende, 2000); Rede Social na Internet (Recuero, 2009), (Body & Ellison, 2007) e Twitter (Santaella e Lemos, 2009), (Zago,2014). Como método para desenvolver esse estudo, usou-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo proposta por Lefévre&Lefévre (2003). Para desenvolver a técnica, foram analisadas duas edições do Globo Repórter e coletados os comentários dos telespectadores por meio da hashtag #GloboReporter, durante a exibição do programa. Entre as conclusões, pode-se dizer que ao assistir o Globo Repórter, a população relaciona a sua realidade com aquilo que é exibido no programa.

Referência(s)