Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

CONFIANÇA NOS RELACIONAMENTOS EM CLUSTER DE EMPRESAS

2017; FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS; Volume: 57; Issue: 4 Linguagem: Português

10.1590/s0034-759020170404

ISSN

2178-938X

Autores

Roberta de Cássia Macedo, Ricardo Silveira Martins, Luciano Rossoni, Guilherme Silveira Martins,

Tópico(s)

Innovation and Knowledge Management

Resumo

RESUMO Este estudo propõe integrar os relacionamentos interorganizacionais (verticais e horizontais) por meio da percepção da confiança no comportamento colaborativo das empresas. Serão utilizados como campo empírico clusters produtivos da indústria moveleira brasileira, localizados em Arapongas, Mirassol, Ubá e Bento Gonçalves. Os dados foram coletados por meio de questionários in loco e analisados pelas técnicas estatísticas de análise de correlação e teste de causalidade de Granger. A confiança foi analisada na dimensão benevolência e a sua relação com o comprometimento. Os resultados demonstraram que há causalidade no relacionamento horizontal e que não há causalidade nos relacionamentos entre fornecedores e clientes, tampouco nos relacionamentos entre estes e os concorrentes. Contudo, há uma forte correlação entre a confiança nos clientes e os relacionamentos horizontais. Assim, ficou constatado que a presença da confiança nas relações interorganizacionais é independente e isolada, não se caracterizando como uma atitude permanente e rotineira.

Referência(s)