
Representação e construção de valores sociais no Twitter
2012; UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE; Issue: 24 Linguagem: Português
10.22409/contracampo.v1i24.115
ISSN2238-2577
AutoresGilberto Balbela Consoni, Erika Oikawa,
Tópico(s)Social Media and Politics
ResumoO objetivo deste artigo é analisar a apropriação que os profissionais de comunicação fazem do serviço de micropostagem Twitter para representar o seu perfil nas redes sociais online e verificar quais os valores construídos a partir dessas representações. Centramos nossas análises no perfil de um profissional da mídia de massa e de um profissional micromidiático digital (PRIMO, 2008a), representados, respectivamente, pelo apresentador Marcelo Tas, do Programa CQC da Band, e por Edney Souza, blogueiro profissional de renome no Brasil. Através de uma Análise de Conteúdo de dois mil tweets (postagens), fizemos a tabulação cruzada quantitativamente do conteúdo das mensagens, dos retweets (RT) e dos tipos de links encontrados para obtermos resultados qualitativos dos dados.
Referência(s)