Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Representação e construção de valores sociais no Twitter

2012; UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE; Issue: 24 Linguagem: Português

10.22409/contracampo.v1i24.115

ISSN

2238-2577

Autores

Gilberto Balbela Consoni, Erika Oikawa,

Tópico(s)

Social Media and Politics

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a apropriação que os profissionais de comunicação fazem do serviço de micropostagem Twitter para representar o seu perfil nas redes sociais online e verificar quais os valores construídos a partir dessas representações. Centramos nossas análises no perfil de um profissional da mídia de massa e de um profissional micromidiático digital (PRIMO, 2008a), representados, respectivamente, pelo apresentador Marcelo Tas, do Programa CQC da Band, e por Edney Souza, blogueiro profissional de renome no Brasil. Através de uma Análise de Conteúdo de dois mil tweets (postagens), fizemos a tabulação cruzada quantitativamente do conteúdo das mensagens, dos retweets (RT) e dos tipos de links encontrados para obtermos resultados qualitativos dos dados.

Referência(s)
Altmetric
PlumX