Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

“Como ocupar uma escola? Pesquiso na Internet!”: política participativa nas ocupações de escolas públicas no Brasil

2017; Intercom; Volume: 40; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/1809-5844201726

ISSN

1980-3508

Autores

Richard Romancini, Fernanda Castilho,

Tópico(s)

Social and Political Issues

Resumo

Resumo O movimento das ocupações das escolas públicas no estado de São Paulo, realizado por jovens estudantes no final de 2015, marcou mais uma série de protestos reivindicatórios por melhores condições de ensino no Brasil. Nestes eventos, os adolescentes participantes ganharam voz ao utilizar as mídias como espaço de mobilização, criando conteúdos que serão analisados neste artigo à luz do conceito de política participativa (COHEN; KAHNE, 2011; JENKINS, 2016) e sua interface com juventude e tecnologias. Tal proposta engloba a análise sistemática da produção dos ativistas (textos, imagens e vídeos) em 42 páginas da rede social Facebook, com objetivo de perceber o uso das mídias e seu papel no contexto mobilizatório. A intersecção entre cultura popular, engajamento afetivo e luta política, evidenciada pelas análises, foi um dos principais resultados do trabalho.

Referência(s)