
O Jogo das Garantias dos Direitos Sociais das Pessoas com Deficiência
2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Volume: 42; Issue: 4 Linguagem: Português
10.1590/2175-623664287
ISSN2175-6236
AutoresReginaldo Célio Sobrinho, Maria das Graças Silva Carvalho de Sá, Edson Pantaleão Alves,
Tópico(s)Youth, Politics, and Society
ResumoResumo: Discute a força relativa das instituições especializadas em Educação Especial no jogo social de concretização dos direitos sociais das pessoas com deficiência. Segue as orientações teórico-metodológicas da pesquisa do tipo etnográfico e assume o modelo de jogo, elaborado por Elias (2005), como principal fundamento. Observamos que a centralidade dessas instituições especializadas no contexto das políticas de educação inclusiva fundamenta-se em dois dispositivos interdependentes: 1) a produção e a disseminação do conhecimento sobre os modos de intervenção com as pessoas em situação de deficiência, numa perspectiva médico-clínica, e 2) a face assistencialista do liberalismo econômico e político que orientou a consolidação do Estado Moderno.
Referência(s)