Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O Jogo das Garantias dos Direitos Sociais das Pessoas com Deficiência

2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Volume: 42; Issue: 4 Linguagem: Português

10.1590/2175-623664287

ISSN

2175-6236

Autores

Reginaldo Célio Sobrinho, Maria das Graças Silva Carvalho de Sá, Edson Pantaleão Alves,

Tópico(s)

Youth, Politics, and Society

Resumo

Resumo: Discute a força relativa das instituições especializadas em Educação Especial no jogo social de concretização dos direitos sociais das pessoas com deficiência. Segue as orientações teórico-metodológicas da pesquisa do tipo etnográfico e assume o modelo de jogo, elaborado por Elias (2005), como principal fundamento. Observamos que a centralidade dessas instituições especializadas no contexto das políticas de educação inclusiva fundamenta-se em dois dispositivos interdependentes: 1) a produção e a disseminação do conhecimento sobre os modos de intervenção com as pessoas em situação de deficiência, numa perspectiva médico-clínica, e 2) a face assistencialista do liberalismo econômico e político que orientou a consolidação do Estado Moderno.

Referência(s)