
“BRINCAR É COISA SÉRIA!”- AS CONTRIBUIÇÕES DA SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA PARA A COMPREENSÃO DA BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
2017; UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA; Volume: 14; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5747/ch.v14i1.1918
ISSN1809-8207
AutoresNair Correia Salgado de Azevedo, Taisa Palma de Souza,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoEsse estudo, de carater bibliografico, pretende discutir a importância da brincadeira na Educacao Infantil sob a otica da Sociologia da Infância. Em contextos educacionais, especialmente o da Educacao Infantil, a brincadeira geralmente nao e vista como coisa seria, o que significa o contrario para a crianca, pois durante a brincadeira sao desenvolvidas e aprimoradas as nocoes de regras, de comportamento, alem de promover uma ampla experiencia de socializacao entre as criancas. Pretende-se tambem discutir a conceituacao de cultura de pares como promotor dos momentos de brincadeiras, alem de discutir a infância como uma categoria geracional com especificidades peculiares que precisam ser consideradas e reconhecidas nos contextos educacionais de Educacao Infantil. Para isso, usamos da revisao de literatura partindo dos estudos de autores renomados ao tema, como Sarmento (2004) e Corsaro (2011). Esse estudo concluiu que podemos apontar a ludicidade como importante eixo para a producao das culturas da infância, alem de contemplar a brincadeira como um de seus principais elementos e de suma relevância para o desenvolvimento das criancas na Educacao Infantil. As formas de apropriacao da cultura de pares pelas criancas precisam ser valorizadas nesse contexto, pois e por meio delas que as criancas vivem novas situacoes fazendo com que elas sintam-se capazes para novas aprendizagens.
Referência(s)