Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Aphrodite of the dawn: indo-european heritage in greek divine epithets and theonyms

2007; Issue: 11 Linguagem: Português

10.11606/issn.2358-3150.v0i11p105-134

ISSN

2358-3150

Autores

Daniel Kölligan,

Tópico(s)

Classical Antiquity Studies

Resumo

§1. Afrodite, originalmente um epíteto do PIE *<em>h₂éu̯sōs</em>, incorporou inúmeros aspectos da deusa da aurora. À maneira da Uṣas védica, é a “filha do céu”, relacionada à calmaria do mar (γαλήνη) e à salvadora dos marinheiros, função exercida pelos pretendentes de Uṣas na mitologia védica. Seu nome pode derivar de *<em>abʰro-dih<em>₂</em>-to-</em> “brilhando a partir da névoa, ou espuma”. § 2.1 Os epítetos de Afrodite derivados de nome de cor, ou que o incluem (χρυσής, χρυσοστέφανος, etc.), talvez se refiram ao caráter original da deusa como personificação da aurora. § 2.2 Sua relação com carruagens, como se vê, p. ex., em χρυσάνιος, talvez derive da associação da deusa com a carruagem do sol, o que poderia também ser o caso de χρυσόθρονος. § 2.3 O uso de λευκός em conexão com Afrodite pode ser comparado com o véd. <em>rocamāna-</em>, que se diz de Uṣas. § 2.4 Seu epíteto Ἀργυννίς corresponde ao véd. <em>arjunī-</em>. § 2.5 Afrodite ῥοδέη e ῥοδόχρους corresponde a Eos ῥοδοδάκτυλος. § 3. A figura védica das “vacas da aurora” pode ser comparada com a das vacas de Hélio em Trinácia. Os epítetos épicos ἕλιξ e ἑλικοβλέφαρος talvez se refiram ao movimento celeste. § 4. A Afrodite Ὀρθροῦ da inscrição pode ser a aurora ou a estrela da manhã, como filha da alvorada, e pode equiparar-se ao Ὀρθρία do frg. 1 de Álcman e a um enigma de Teógnis (vv. 861-4). O Ἐρίβοια atestado junto a Afrodite Ὀρθροῦ pode ser entendido como “rica em vacas da aurora”.

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