Calcular E Apresentar Tamanhos Do Efeito EM Trabalhos Científicos (1): As Limitações Do P < 0,05 Na Análise De Diferenças De Médias De Dois Grupos (Calculating and Reporting Effect Sizes on Scientific Papers (1): P < 0.05 Limitations in the Analysis of Mean Differences of Two Groups)
2017; RELX Group (Netherlands); Linguagem: Inglês
ISSN
1556-5068
AutoresHelena Espírito‐Santo, Fernanda Daniel,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoPortuguese Abstract: A Revista Portuguesa de Investigacao Comportamental e Social exige que os autores sigam as recomendacoes do Publication Manual of the American Psychological Association (APA , 2010) na apresentacao da informacao estatistica. Uma das recomendacoes da APA e de que os tamanhos do efeito sejam apresentados associados aos niveis de significância estatistica. Uma vez que os valores de p decorrentes dos resultados dos testes estatisticos nao informam sobre a magnitude ou importância de uma diferenca, devem entao reportar-se os tamanhos do efeito (TDE). De facto, os TDE dao significado aos testes estatisticos, enfatizam o poder dos testes estatisticos, reduzem o risco de a mera variacao amostral ser interpretada como relacao real, podem aumentar o relato de resultados nao-significativos e permitem acumular conhecimento de varios estudos usando a meta-analise. Assim, os objetivos deste artigo sao os de apresentar os limites do nivel de significância; descrever os fundamentos da apresentacao dos TDE dos testes estatisticos para analise de diferencas entre dois grupos; apresentar as formulas para calcular os TDE, fornecendo exemplos de estudos nossos; apresentar procedimentos de calculo dos intervalos de confianca; fornecer as formulas de conversao para revisao da literatura; indicar como interpretar os TDE; e ainda mostrar que, apesar de frequentemente ser interpretavel, o significado (efeito pequeno, medio ou grande para uma metrica arbitraria) pode ser impreciso, havendo necessidade de ser interpretado no contexto da area de investigacao e de variaveis do mundo real. English Abstract: The Portuguese Journal of Behavioral and Social Research requires authors to follow the recommendations of the Publication Manual of the American Psychological Association (APA, 2010) in the presentation of statistical information. One of the APA recommendations is that effect sizes should be presented along with levels of statistical significance. Since p-values from the results of the statistical tests do not indicate the magnitude or importance of a difference, then effect sizes (ES) should be reported. In fact, ES give meaning to statistical tests; emphasize the power of statistical tests; reduce the risk of interpret mere sampling variation as real relationship; can increase the reporting of “non-significantresults, and allow the accumulation of knowledge from several studies using meta-analysis. Thus, the objectives of this paper are to present the limits of the significance level; describe the foundations of presentation of ES of statistical tests to analyze differences between two groups; present the formulas to calculate directly ES, providing examples of our own previous studies; show how to calculate confidence intervals; provide the conversion formulas for the review of the literature; indicate how to interpret the ES; and show that, although interpretable, the meaning (small, medium or large effect for an arbitrary metric) could be inaccurate, requiring that interpretation should be made in the context of the research area and in the context of real-world variables.
Referência(s)