CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR PARA A FORMAÇÃO OMNILATERAL DO SER SOCIAL: UMA REFLEXÃO À LUZ DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA.
2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; Volume: 9; Issue: 2 Linguagem: Português
10.9771/gmed.v9i2.14027
ISSN2175-5604
Autores Tópico(s)Physical Education and Gymnastics
ResumoEssa dissertacao e o resultado de uma pesquisa teorica-bibliografica que buscou analisar e, posteriormente, apresentar elementos para a concretizacao da categoria cultura corporal como objeto de conhecimento da Educacao Fisica escolar, tal como postula a metodologia de ensino critico-superadora. Assim, formulou-se o seguinte problema: Qual e o objeto proprio da Educacao Fisica no contexto da sociedade capitalista, quer do ponto vista subordinado quer do ponto de vista critico? Quais sao os fundamentos explicitados na proposicao pedagogica da metodologia de ensino critico-superadora para a Educacao Fisica escolar? Como podem ser aprofundadas as categorias fundamentais desta metodologia de ensino, como e a cultura corporal, a partir da mediacao da psicologia historico-cultural e da pedagogia historico-critica? Nesse contexto, apontou-se para a hipotese: a enfase na categoria cultura corporal como objeto de conhecimento da Educacao Fisica escolar pela metodologia de ensino critico-superadora trouxe um novo patamar de analise para essa area do conhecimento, que se encontra, porem, ainda factivel de avanco por meio de uma maior precisao de sua categoria fundante. O objetivo se deu na tentativa de analisar a categoria cultura corporal, nas suas determinacoes e contradicoes do modo de producao capitalista e, com isso, intentar contribuir para o debate sobre o objeto da Educacao Fisica escolar a partir dos fundamentos da psicologia historico-cultural e da pedagogia historico-critica. Tomamos como principal embasamento para essa pesquisa, de cunho teorico, o materialismo historico-dialetico como estofo metodologico. Portanto, o presente estudo foi desdobrado em tres capitulos: A discussao sobre a Educacao Fisica escolar e seu objeto de conhecimento no bojo do modo de producao capitalista, enfatizando no atual estagio desse modo de producao; A reflexao sobre a relacao das categorias cultura e cultura corporal com a Educacao Fisica escolar; A explicitacao dos fundamentos e dos pressupostos da psicologia historico-cultural e da pedagogia historico-critica para a analise da categoria cultura corporal. Enfatizando, desse modo, a reflexao sobre o desenvolvimento do psiquismo humano, a relacao entre aprendizagem, ensino e desenvolvimento e a explicitacao de elementos teorico-metodologico para a pratica pedagogica. Concluimos, com esse estudo, a confirmacao da nossa hipotese, ou seja, na necessidade de reafirmar a cultura corporal como objeto de conhecimento da Educacao Fisica escolar. Todavia, a mesma necessita de um constante aprofundamento que se da, a nosso juizo, pela mediacao da psicologia historico-cultural e da pedagogia historico-critica, tendo como substrato metodologico o materialismo historico-dialetico.
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