
A excelência escolar em uma escola pública de ensino médio / School excellence in a public high school
2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; Volume: 20; Issue: 30 Linguagem: Português
10.24934/eef.v20i30.1783
ISSN2317-0093
AutoresLisandra Ogg Gomes, Maria Alice Nogueira,
Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoNeste artigo apresentamos os resultados do estudo que examina a realidade do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (CAp/COLUNI/UFV), notabilizado pela excelência do ensino dispensado. Como metodologia de pesquisa, conciliamos procedimentos quantitativos e qualitativos. Assim, apresentamos as razões que nos levaram à escolha deste colégio, abordamos sua história e suas condições materiais e simbólicas e focalizamos o perfil socioeconômico, sociocultural e demográfico dos discente. A análise e interpretação dos dados detectaram as principais variáveis que respondem pela excelência da instituição: processo rigoroso de seleção ao ingresso, corpo docente altamente qualificado, carga horária de aulas, práticas de avaliação e disciplinares.
Referência(s)