
O USO DO STOP-MOTION COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA NO CONTEXTO DO EMI
2017; INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 3; Linguagem: Português
10.15628/holos.2017.5774
ISSN1807-1600
AutoresJoaracy Lima de Paula, Joseara Lima de Paula, Ana Lúcia Sarmento Henrique,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO presente trabalho se configura como um relato de experiência de um projeto de ensino desenvolvido na disciplina de Geografia, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), no Campus João Câmara, com quatro turmas do 1º ano do Ensino Médio Integrado (EMI), dos cursos técnicos de Informática, Eletrotécnica e Administração, no segundo semestre do ano letivo de 2015. O referido projeto foi motivado pela necessidade de fomentar reflexões, dinamizando o ensino da geografia e tinha como objetivo favorecer o processo de autogestão da aprendizagem por parte dos estudantes. Para tanto, fez-se uso da técnica de animação stop-motion como ferramenta pedagógica de autogestão da aprendizagem. A fim de alcançarmos o objetivo central, buscamos integrar nesse projeto atividades de ensino, pesquisa e extensão. O trabalho resultou na produção de 22 animações. Ao final, percebemos que essa técnica de animação empregada no ensino de geografia como ferramenta pedagógica é capaz de suscitar a reflexão dos sujeitos sobre conteúdos explorados e estimular sua criatividade, pois requer estudo, planejamento e ação para que a animação seja construída
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