
A pesquisa sobre a disciplina Política Educacional no Brasil: situação e perspectivas
2017; Associação Nacional de Política e Administração da Educação; Volume: 33; Issue: 2 Linguagem: Português
10.21573/vol33n22017.71495
ISSN2447-4193
AutoresJefferson Mainardes, Silvana Stremel, Gregory Luis Rolim Rosa,
Tópico(s)Youth, Politics, and Society
ResumoO artigo apresenta aspectos históricos da disciplina Política Educacional no Brasil e uma análise da situação da pesquisa sobre essa disciplina nos Cursos de Pedagogia e outras Licenciaturas. O referencial teórico fundamenta-se no conceito de campo de Bourdieu. Trata-se de uma pesquisa de natureza bibliográfica, cuja metodologia envolveu o levantamento de trabalhos a respeito do tema. Argumenta que os estudos sobre o ensino de política educacional e a formação de pesquisadores para esse campo são relevantes para a compreensão do campo acadêmico da política educacional, bem como do desenvolvimento teórico do campo. O artigo indica uma série de perspectivas para a pesquisa sobre o ensino de política educacional na Graduação e na Pós-Graduação.
Referência(s)