Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Educação Domiciliar: encontrando o Direito

2017; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 28; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/1980-6248-2016-0062

ISSN

1980-6248

Autores

Édison Prado de Andrade,

Tópico(s)

Social and Political Issues

Resumo

Resumo O presente artigo visa a resgatar as pesquisas internacionais que versam sobre a regulamentação de homeschooling (educação domiciliar), com vistas a contribuir para a elaboração de uma legislação brasileira sobre o assunto. Entendendo que a prática da educação domiciliar deverá ser garantida como um direito compreendido na esfera das liberdades individuais fundamentais e do poder familiar, o autor propõe que o Estado brasileiro promova regulamentação minimalista que pressuponha, inicialmente, que os pais sejam capazes de implementar com sucesso um programa de ensino-aprendizagem com seus filhos, seguindo os métodos e as técnicas propostos pela educação domiciliar e, tanto quanto possível, se desenvolvam relações de cooperação com professores, escolas e outras instituições de ensino e pesquisa, todos orientados pelas finalidades, pelos ideais e pelos princípios insculpidos na legislação que versa sobre a educação nacional.

Referência(s)