
Conceito de velocidade efetiva social como argumento de reforço à implantação de políticas de mobilidade urbana sustentável no Brasil
2017; Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes; Volume: 25; Issue: 2 Linguagem: Português
10.14295/transportes.v25i2.1164
ISSN2237-1346
AutoresLeonardo Herszon Meira, Maurício Oliveira de Andrade, Jessica Helena de Lima,
Tópico(s)Urban and Freight Transport Logistics
ResumoA qualidade dos deslocamentos de várias cidades brasileiras vem diminuindo nos últimos anos e levando a um ambiente cada vez mais insustentável. Uma forma de combater esse cenário é adotar soluções inovadoras de políticas públicas de mobilidade. Este trabalho se dedica a estudar a possibilidade de mudança de comportamento das pessoas com a inclusão da velocidade efetiva social nas políticas públicas de mobilidade. A Lei 12.587/2012 prevê a internalização dos custos externos causados pelos usuários. Nesse contexto, a velocidade efetiva social surge como uma medida inovadora. Velocidade efetiva social é um conceito que soma ao tempo de viagem de um modo de transporte o tempo de trabalho gasto para pagar o custo privado e social da viagem. Usou-se como estudo de caso para os dados demográficos uma pesquisa realizada com frequentadores da UFPE. Resultados sugerem ter a velocidade efetiva social capacidade para ser integrada nas políticas públicas de mobilidade brasileiras.
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