
Ações afirmativas na Universidade Federal do Maranhão
2019; Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira; Volume: 93; Issue: 233 Linguagem: Português
10.24109/2176-6681.rbep.93i233.466
ISSN2176-6681
Autores Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoObjetiva discutir alguns aspectos do processo de implantação de políticas de ação afirmativa, por meio do sistema de cotas para estudantes negros aprovado no ano de 2006, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Para o desenvolvimento da pesquisa, além de levantamento bibliográfico e coleta de dados quantitativos, foram realizadas entrevistas abertas com dois dos principais sujeitos envolvidos na aprovação do sistema: o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) e a Pró-Reitoria de Ensino/UFMA. As noções de racismo, raça e ações afirmativas são centrais nas reflexões aqui apresentadas. Ao final, sinaliza que a adoção de políticas de ação afirmativa requer inúmeras transformações nos ambientes em que se instalam, pois a sua aprovação, por mais “consensual” que seja, não garante a efetivação dos seus objetivos.
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