Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Práticas pedagógicas no ensino de Geografia: relato de experiências nos anos finais do ensino fundamental numa instituição de ensino privado em Taguatinga-DF

2017; Faculdade Católica de Fortaleza; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português

10.51359/2238-8052.2017.229924

ISSN

2238-8052

Autores

Daniel Rodrigues Silva Luz Neto,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

RESUMOO objetivo do trabalho é fazer um relatar experiência numa instituição de ensino privado, aqui denominado Escola A, localizada em Taguatinga, Distrito Federal. A metodologia é a pesquisa-ação, pois o proponente participa das práticas estudadas e busca aperfeiçoá-las, tendo optado pela observação, registro fotográfico, leituras de livros, fichamentos, oralidade dos educandos e execução dos planos de aulas. Em 2016, utilizou-se de diversos procedimentos teóricos-metodológicos para tornar significativos os conhecimentos no ensino da geografia na instituição supracitada. Assim, trabalhou-se com projetos pedagógicos, trabalho em grupo, produção de material didático, exposição de trabalho em feira, bem como com o uso das novas tecnologias enquanto concepção teórica na perspectiva de construção de conceitos, partindo-se da realidade do educando com objetivo de uma formação humana integrada. Sendo-o fundamentado em: Vigotski, Paulo Freire, Lana Cavalcante, Milton Santos, e Maurice Tardif, e está estruturado em Introdução, Contexto Socioeducativo, Justificativa, Metodologia, Fundamentação Teórica, Resultados e Considerações Finais.Palavras chaves: Educação, práticas, pesquisa-ação, aprendizagem, pluralidade.

Referência(s)