Artigo Acesso aberto Produção Nacional

“O intelectual como trangressor": Richard Shaull e o pensamento educacional latino-americano

2017; Editora da Universidade de Santa Cruz do Sul; Volume: 25; Issue: 2 Linguagem: Português

10.17058/rea.v25i2.8861

ISSN

1982-9949

Autores

Danilo R. Streck,

Tópico(s)

Diverse Education Studies and Reforms

Resumo

O artigo analisa a contribuição de Richard Shaull (1919-2002), teólogo protestante norte-americano e um dos pioneiros da teologia da libertação, para o pensamento latino-americano. Como missionário e professor na Colômbia e no Brasil, entre os anos de 1942 e 1962, ele foi profundamente tocado pela realidade latino-americana e, em troca, marcou uma geração de jovens e manteve desde então interlocução com pensadores que são referência na pedagogia latino-americana: Orlando Fals Borda (1925-2008), Paulo Freire (1921-1996) e Rubem Alves (1933-1914). Serão apresentados lugares onde as biografias destes quatro intelectuais se encontram e alguns aspectos do seu pensamento transgressor em relação ao conhecimento e visão de sociedade.

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