
O CICLO DE VIDA DA CRIANÇA TAPUIA
2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 2; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5216/racs.v2i1.49031
ISSN2526-1533
AutoresAdriana Rosário da Silva, Daiane Aparecida Ferreira dos Santos, Eunice da Rocha Moraes Rodirgues, Gracilene Chaves de Moraes, Silma Aparecida da Silva Costa,
Tópico(s)Indigenous Health and Education
ResumoRESUMOO povo Tapuia do Carretão residente nos municípios de Rubiataba eNova América-Goiás é descendente de três povos indígenas, sendo elesKarajá, Xavante e Kaiapó, incluindo negros e brancos. Após muitos anosdessa miscigenação, o nosso povo adquiriu vários costumes vindos desses diferentes povos. Muito se discute sobre a aprendizagem das crianças, como e com quem elas aprendem. Na nossa comunidade podemos observar que cada família tem seus costumes e tradições diferentes, e predomina mais cada Tronco indígena de que a família é descendente. Em cada fase da vida da criança ela aprende com as pessoas que estão ao seu redor. Mas podemos notar que depende de cada família, pois cada um tem a sua particularidade. Em algumas famílias pode-se notar que a mãe ou o pai pegam mais as responsabilidades do ensinamento sendo em algumas famílias a mãe e em outras o pai. O aprendizado da vida do povo Tapuia é contínuo, pois é algo que você nunca deixa de adquirir. Se estamos mais velhos, aprendemos com nossos filhos e netos. Aprendemos com pessoas amigas, com a família, com os nossos anciões, com os nossos caciques, com as nossas lideranças. Aprendemos a valorizar nossas culturas e tradições, a dar valor aos ensinamentos que nossas avós e bisavós nos deixaram. Portanto, cada experiência vivida é muito importante na formação da pessoa, embora possa se perceber que o ciclo mais significativo seria a fase da velhice que é onde muitas experiências foram vividas e se tem oportunidade de repassá-las adiante, e onde se adquire muito conhecimento. Por isso os (as) velhos (as) Tapuia são sempre visto (as) com respeito e admiração, seguidos logo após pela fase do útero e da primeira infância, pois são os ciclos nos quais a criança está em um contato mais direto com o mundo, começando a aprender cores e sabores e formando-se intelectualmente e sentimentalmente. Isso irá refletir na vida adulta até a velhice. Cada fase tem sua particularidade e individualidade. Basta respeitarmos todos que aprenderemos com cada uma, porque todas têm seu valor especial e cada fase de transição tem sua identidade, sua atitude e seu tempo de desabrochar.Palavras chave: Povo Tapuia. Ciclo de vida da criança. Família, anciãose lideranças.
Referência(s)