
DESENVOLVIMENTO DE JOGO ELETRÔNICO COMO INTERVENÇÃO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA O ADOLESCENTE
2017; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 15; Issue: 1 Linguagem: Português
10.22456/1679-1916.75114
ISSN1679-1916
AutoresRosa Hiolanda Abreu de Sousa, Abner Cardoso da Silva, Daniel Felipe Lopes de Deus, John Lucas Rodrigues Portilho de Sousa, Gilberto Nerino de Souza, Liliane Silva do Nascimento,
Tópico(s)Education during COVID-19 pandemic
ResumoA adolescência é um período onde ocorrem múltiplas mudanças, que somadas aos diferentes aspectos sociais tornam o adolescente vulnerável a condições desfavoráveis à saúde podendo ocasionar diversas patologias bucais. A educação em saúde é excelente alternativa de aprendizado, delineada com objetivo de estimular ações contundentes à saúde. Deste modo, no intuito de criar um meio de educação compatível com o público adolescente, este trabalho objetivou o desenvolvimento de jogo eletrônico de estilo puzzle, como ferramenta de educação em saúde. O jogo foi desenvolvido no Laboratório de Realidade Virtual (LARV) da Universidade Federal do Pará por uma equipe multidisciplinar. Como resultados, obteve-se um jogo composto de sete fases onde o jogador tem como objetivo ganhar pontos a partir do alinhamento de peças para formação de diagnósticos, desta forma aprendendo a respeito das características de cada doença bucal, para isso um tutorial disponibiliza informações sobre sete doenças bucais. O jogo foi testado pela equipe e apresenta bom funcionamento em plataformas Windows e Linux, estando apto para implantação e uso em ampla escala.
Referência(s)