Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Improvisações formativas em encontros com professoras/es-formadoras/es

2017; Volume: 19; Issue: 2 Linguagem: Português

10.22483/2177-5796.2017v19n2p437-454

ISSN

2177-5796

Autores

Márcia Regina Gobatto, Daniela Franco Carvalho,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

A intencionalidade principal da pesquisa se deu no desejo de cartografar nossos movimentos formativos enquanto doze professoras/es-formadoras/es do/com o Centro de Formação e Atualização dos profissionais da Educação Básica do estado de Mato Grosso (Cefapro/MT), movimentos estes que transbordam para tempos e espaços que vão além e aquém de seu território. Uma cartografia que buscou adentrar na movimentação molecular que tece o cotidiano, através de encontros. Encontros provocados pelo ritornelo, na intenção do desencadeamento da formação-ritornelo. Encontros que são composições de vida, um devir outro de nós mesmas/os, na tentativa de experimentar responder nossos questionamentos e angústias. Cartografia do acontecimento, do experimentar caminhos outros necessários para mover o pensamento e desencadear uma possível transformação da compreensão que temos hoje da palavra formação. Um movimento do caminhar com a formação, (re)inventando-a. Improvisação formativa.

Referência(s)