Compatibilidade entre exigências do mercado industrial e desempenho dos alunos de administração
2017; Instituto Pecege; Volume: 3; Issue: 3 Linguagem: Português
10.22167/r.ipecege.2017.3.40
ISSN2359-5078
AutoresLeonardo Stephanin, Jean Felipe Camillo, Leila Cabana,
Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoEste estudo teve como objetivo analisar divergências e convergências entre a aprendizagem dos alunos concluintes do curso superior de Administração de uma faculdade privada localizada em Capivari, São Paulo, e as exigências do mercado industrial da cidade. A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas, sendo a primeira, uma pesquisa de campo de natureza quantitativa por meio de questionário estruturado com 27 perguntas fechadas e três perguntas abertas, respondido por 13 indústrias, com o intuito de entender as exigências voltadas ao administrador. Posteriormente, foi elaborado um questionário semiestruturado com 35 perguntas fechadas e uma pergunta aberta, respondido por 24 alunos do último ano de Administração a fim de diagnosticar o desempenho em relação aos conteúdos ministrados em sala e indagados às empresas. Na segunda etapa, por meio de entrevista com o diretor da faculdade estudada, foi diagnosticado o posicionamento da instituição diante do curso e do mercado. Os resultados revelaram que há significativa divergência entre os dois âmbitos, porém temas como as estratégias do mix de marketing e a ferramenta “Customer Relationship Management” [CRM] se destacaram positivamente tanto nas exigências das indústrias quanto no desempenho dos alunos. Do mesmo modo, a ferramenta “Material Requirement Planning” [MRP] e os métodos da localização industrial se sobressaíram em aspecto negativo e também se repetindo nas duas visões.
Referência(s)