
Bienal de Veneza/Neves: reflexões sobre a arte crítica e suas proposições
2017; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 3; Issue: 4 Linguagem: Espanhol
10.20396/rv.v3i4.819
ISSN2447-1313
Autores Tópico(s)Arts and Performance Studies
ResumoAs acoes de Paulo Nazareth em suas participacoes nas Bienais de Veneza (2013 e 2015) e nas Bienais de Veneza / Neves – os dois ultimos, eventos concomitantes desenvolvidos pelo artista – constituem importantes espacos de reflexao. As propostas representam nao somente transgressoes proprias da arte contemporânea, mas o desenvolvimento de um espaco critico frente as instituicoes artisticas e suas legitimacoes. O objeto de analise do presente artigo – as exposicoes mencionadas – e estudado sob a luz de autores que abordam a arte contemporânea e as relacoes entre arte, politica e critica institucional. Adicionalmente, avalia-se as repercussoes dos eventos junto a seu publico. Abstract A recurring theme in contemporary art, the construction of landscapes are exemplified here by works of artists like Olafur Eliasson and Douglas Huebler, based on the idea of landscape by Javier Maderuelo. We propose a deepening of the question based on the appropriation of photographic images through virtual displacement in the web in artworks such as Corine Vionnet’s work, especially from the convergence of Heidegger's concepts of living and building with the concept of discursive spaces of photography of Rosalind Krauss. Therefore, we present as a case study a project of the artist Camila Silva entitled Caballos de paseo , which has in the book a place of return and new departures for displacements in the discursive spaces of contemporary art. Resumen Las acciones de Paulo Nazareth en sus participaciones en las Bienales de Venecia (2013 y 2015) y en las Bienales de Venecia / Neves - los dos ultimos, eventos concomitantes desarrollados por el artista - constituyen importantes espacios de reflexion. Las propuestas representan no solo transgresiones propias del arte contemporaneo, sino el desarrollo de un espacio critico frente a las instituciones artisticas y sus legitimaciones. El objeto de analisis del presente articulo -las exposiciones mencionadas- es estudiado bajo la luz de autores que abordan el arte contemporaneo y las relaciones entre arte, politica y critica institucional. Adicionalmente, se evalua las repercusiones de los eventos junto a su publico.
Referência(s)