Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Validez y dimensionalidad de la escala de autoestima de Rosenberg en estudiantes universitarios

2017; Pontifical Xavierian University; Volume: 15; Issue: 2 Linguagem: Português

10.11144/javerianacali.ppsi15-2.vdea

ISSN

2665-3281

Autores

Guillermo Augusto Ceballos Ospino, Carmelina Paba Barbosa, Jesús David Suescún, Heidi Celina Oviedo, Edwin Herazo, Adalberto Campo‐Arias,

Tópico(s)

Social Skills and Education

Resumo

Escopo. Conhecer a consistencia interna e dimensionalidade da escada de Rosenberg para avaliar a autoestima (ERA) em universitarios de Santa Marta, Colombia. Metodologia. Foi selecionada uma amostra de 1341 estudantes, entre 18 e 30 anos, de diferentes programas academicos, que diligenciaram a ERA. O alfa de Cronbach e omega de McDonald foram calculados para a confiabilidade, coeficiente de Mosier, para medir unidimensionalidade e analise fatoriais exploratorios para a dimensionalidade da ERA. Resultados. A escada mostrou um alfa de Cronbach de 0.72, omega de Mc Donald de 0.65 e coeficiente de Mosier de 0.75. A ERA mostrou duas dimensiones: (a) autoestima positiva, que explicou um 32.3% da variacâo e (b) autoestima negativa, responsavel de 13.8% da variacâo. Estas dimensiones mostraram baixa correlacâo entre elas. Conclusao. A conclusâo e que ERA conta com duas dimensoes, autoestima positiva e autoestima negativa, que comportam-se como escadas diferentes.

Referência(s)