
Educação na casa: perspectivas de desescolarização ou liberdade de escolha?
2017; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 28; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/1980-6248-2015-0172
ISSN1980-6248
AutoresMaría Celi Chaves Vasconcelos,
Tópico(s)Diverse Education Studies and Reforms
ResumoResumo O estudo objetiva analisar como a educação doméstica na atualidade tem sido tratada por autores que examinam o tema, sinalizando perspectivas de desescolarização relacionadas ao projeto neoliberal de sociedade, em oposição à alegada liberdade de escolha das famílias. Em um plano mais específico, é abordada a discussão norte-americana sobre o assunto, partindo da premissa que, no Brasil, a opção pelo homeschooling está ligada à forte influência dessa prática existente nos Estados Unidos da América. Os procedimentos teórico-metodológicos são aqueles relativos à pesquisa qualitativa, essencialmente bibliográfica, que tem como referência os escritos de Paraskeva (2010) e Torres Santomé (2003). Conclui-se com a exposição de parte das questões suscitadas no debate relativo ao fato de casa e escola coexistirem na sociedade como espaços legitimados para ensinar, indicando a tensão entre a tendência de desescolarização e o declarado direito dos pais de decidir sobre a educação dos filhos.
Referência(s)