Artigo Acesso aberto

TRANSFORMAÇÃO PELA DANÇA: Maud Robart e o Yanvalou haitiano

2017; Volume: 4; Issue: 4 Linguagem: Português

10.14393/issn2358-3703.v4n4a2017-01

ISSN

2358-3703

Autores

Pablo Jiménez,

Tópico(s)

Caribbean history, culture, and politics

Resumo

Este texto é a versão adaptada da introdução da minha tese "Transformação pela dança: Maud Robart e o Yanvalou haitiano" (JIMENEZ, 2014, p. 1-9). Eu o revisei por ocasião da publicação bilíngue "Encontro com Maud Robart". Este documento apresenta as minhas pesquisas sobre o papel da dança yanvalou e dos cantos vodu afro-haitianos no trabalho de Robart. Meus argumentos destacam o fato de que a exploração singular que ela desenvolve é uma janela para uma visão mais profunda e mais ampla do ser humano e da criatividade. Eu explico como nas pesquisas de Robart a forma, tal como articulada na dança ou no canto, é a expressão das dinâmicas entre as pulsões da consciência criadora do sujeito e as suas respostas a essas mesmas pulsões. Robart dá a essas pulsões de consciência criadora o nome de élan. Minha pesquisa explora o pensamento e o trabalho dessa artista, assim como suas conexões respectivas com algumas noções que dizem respeito ao corpo e à percepção, como as que são apresentadas na fenomenologia moderna.

Referência(s)