Artigo Produção Nacional

Instrumentos avaliativos na formação crítico-reflexiva em enfermagem: revisão de estudos brasileiros

2017; UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português

10.18616/is.v6i1.3484

ISSN

2317-2460

Autores

Christiny Regina Lopes, Marta Lenise do Prado, Fabiane Ferraz, Bruna Pedroso Canever, Patrícia Pilatti, Elieser Peper Nascimento,

Tópico(s)

Health, Nursing, Elderly Care

Resumo

O tema do presente estudo é a avaliação discente e tem como objetivos identificar os instrumentos utilizados para a avaliação discente nos cursos de graduação em Enfermagem no Brasil e descrever como os princípios de uma avaliação crítica estão expressos nos trabalhos analisados. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura de 11 artigos selecionados, em um universo de 705 analisados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) Brasil. No processo de avaliação discente aparecem os instrumentos: provas teóricas, portfólio, estudo de caso, autoavaliação, situação-problema, planejamento estratégico situacional, instrumento para atividades práticas, os quais são interpretados e utilizados de diferentes formas pelos docentes. O processo avaliativo continua sendo um desafio, pois aparecem incoerências entre os princípios teóricos que orientam os docentes e sua prática efetiva. Conclui-se que ressignificar a avaliação no processo ensino-aprendizagem é um imperativo para a formação de profissionais crítico-criativos e reflexivos.

Referência(s)
Altmetric
PlumX