
Educação superior sob uma ótica comparada
2017; Volume: 14; Linguagem: Português
10.21713/2358-2332.2017.v14.1467
ISSN2358-2332
Autores Tópico(s)Higher Education Governance and Development
ResumoEste documento é um ensaio que analisa e critica um livro recentemente traduzido e divulgado pela Capes sobre educação superior nos países integrantes do BRIC, ou seja, Brasil, China, Índia e Rússia. O referido livro se insere no campo da Educação Comparada e focaliza similaridades e diferenças entre os quatro países ao enfrentar os desafios da globalização via investimentos na expansão e na melhoria de seus sistemas universitários. O presente ensaio considera os aspectos em que o caso brasileiro difere dos outros apresentados e aponta alguns problemas em relação à política educacional no Brasil que a leitura do mencionado livro sugere. O autor conclui que, apesar de apresentar algumas limitações, o livro é de grande valor para o leitor brasileiro, tanto pela quantidade de informações fornecidas quanto pela exemplificação da metodologia que fundamenta as análises de cunho comparativo.
Referência(s)