Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

RPG pedagógico como ferramenta alternativa para o ensino de Física no Ensino Médio

2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 34; Issue: 2 Linguagem: Português

10.5007/2175-7941.2017v34n2p372

ISSN

2175-7941

Autores

Anderson Camatari Vilas Boas, André Gonçalves Macêna Júnior, Marinez Meneghello Passos,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Neste artigo apresentamos o RPG Pedagógico como ferramenta para o ensino de Física no Ensino Médio. Nele trazemos uma explicação geral do que é o RPG, e como este jogo pode ser utilizado no ensino de Física, apresentando uma proposta didática na qual os alunos são protagonistas de seu aprendizado ao serem colocados em situações-problema em que conceitos físicos previamente estudados estão presentes. Os dados dessa pesquisa (entrevistas, questionários, notas de campo e registros de atividades realizadas pelos alunos) foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva, a fim de: identificar mudanças na forma como os alunos compreendiam e demonstravam os conceitos discutidos; listar as vantagens e as dificuldades da aplicação do RPG Pedagógico em sala de aula; evidenciar as ações destes alunos diante de novas situações em que seus conhecimentos eram necessários. Os resultados apontaram que o RPG Pedagógico é uma possível ferramenta para o aprendizado da Física, com a capacidade de melhorar o interesse dos alunos, estimulando a imaginação e o trabalho em equipe, além de ser uma proposta divertida.

Referência(s)