Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Uso do Scratch no Brasil com objetivos educacionais: uma revisão sistemática

2017; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 15; Issue: 1 Linguagem: Português

10.22456/1679-1916.75164

ISSN

1679-1916

Autores

Adelmo Eloy, Roseli de Deus Lopes, Isabela Martins Angelo,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

O Scratch é uma linguagem de programação visual utilizada no mundo inteiro para introdução à programação, com mais de 18 milhões de usuários cadastrados. Nesse contexto, este artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura em torno do uso do Scratch no Brasil com fins educacionais, identificando e analisando os artigos sobre o tema publicados em língua portuguesa em revistas e eventos, entre 2012 e 2016. Por meio da revisão, foi possível caracterizar o público e contexto de uso do Scratch, que em sua maioria são estudantes do ensino fundamental - apesar de parcela considerável ser do ensino superior - em ambientes escolares, com o fim de promover a introdução à programação ou ao pensamento computacional. Não se observou uniformidade quanto à descrição de estratégias de avaliação e de impactos aferidos, mas em geral apontam como principais objetivos melhor desempenho acadêmico e maior engajamento escolar.

Referência(s)
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