
Uso do Scratch no Brasil com objetivos educacionais: uma revisão sistemática
2017; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 15; Issue: 1 Linguagem: Português
10.22456/1679-1916.75164
ISSN1679-1916
AutoresAdelmo Eloy, Roseli de Deus Lopes, Isabela Martins Angelo,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoO Scratch é uma linguagem de programação visual utilizada no mundo inteiro para introdução à programação, com mais de 18 milhões de usuários cadastrados. Nesse contexto, este artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura em torno do uso do Scratch no Brasil com fins educacionais, identificando e analisando os artigos sobre o tema publicados em língua portuguesa em revistas e eventos, entre 2012 e 2016. Por meio da revisão, foi possível caracterizar o público e contexto de uso do Scratch, que em sua maioria são estudantes do ensino fundamental - apesar de parcela considerável ser do ensino superior - em ambientes escolares, com o fim de promover a introdução à programação ou ao pensamento computacional. Não se observou uniformidade quanto à descrição de estratégias de avaliação e de impactos aferidos, mas em geral apontam como principais objetivos melhor desempenho acadêmico e maior engajamento escolar.
Referência(s)