
<b>Estudantes cegos na educação superior: o que fazer com os possíveis obstáculos?
2017; Editora da Universidade Estadual de Maringá (Eduem); Volume: 39; Issue: 4 Linguagem: Português
10.4025/actascieduc.v39i4.28915
ISSN2178-5201
AutoresBento Selau, Magda Floriana Damiani, Fabiane Adela Tonetto Costas,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste trabalho teve como objetivo analisar os obstáculos ou as dificuldades enfrentadas por cegos na educação superior, propondo algumas estratégias que podem ser empreendidas por gestores e professores para a superação desses obstáculos que dificultam a inclusão daqueles. A pesquisa ancorou-se em uma abordagem de natureza qualitativa, assumindo a forma de estudos de casos, nos quais, inicialmente, visou-se identificar quais eram os obstáculos enfrentados pelos sujeitos que dela participaram: oito pessoas cegas, cinco do sexo masculino e três do sexo feminino. Os dados foram coletados por meio de entrevistas narrativas e trabalhados por intermédio do processo de análise textual discursiva. Os achados mostraram a existência dos seguintes obstáculos, para os quais se propuseram possíveis estratégias de superação: 1) concernentes a aspectos institucionais, tendo como estratégia o investimento no ingresso e na permanência do aluno cego; 2) concernentes a relações com professores, tendo como estratégia a adoção de posturas pedagógicas condizentes com a situação de inclusão do estudante cego na educação superior.
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