
Um Cenário sobre a Pesquisa em Educação Estatística no Boletim de Educação Matemática – BOLEMA, de 2006 até 2015
2017; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 31; Issue: 58 Linguagem: Português
10.1590/1980-4415v31n58a08
ISSN1980-4415
AutoresJosney Freitas Silva, Edda Curi, Juliano Schimiguel,
Tópico(s)Diverse scientific research topics
ResumoResumo Este artigo pretende identificar o foco temático e as características teórico-metodológicas a respeito dos trabalhos publicados no Boletim de Educação Matemática - BOLEMA sobre Educação Estatística. Neste sentido, foi desenvolvida uma pesquisa do tipo “Estado do Conhecimento” nas edições disponibilizadas online, no site do periódico, de 2006 até 2015 e constatou-se a existência de 40 trabalhos, entre artigos, resumos de teses e resumos de dissertações. Por meio deste levantamento foi possível identificar as principais instituições e pesquisadores que investigam nesta área e publicam parte de seus trabalhos no referido periódico. A categorização dos trabalhos revelou como foco temático com maior número de trabalhos submetidos o “Ensino de Estatística e Probabilidade por meio de recursos ou propostas”. Também emergiram como focos temáticos a “Formação de Professores”, a “Compreensão e reflexão sobre a área de Educação Estatística” e as “Dificuldades sobre conteúdos de Estatística ou Probabilidade”, constituindo assim o panorama das pesquisas sobre Educação Estatística publicadas no BOLEMA nestes últimos dez anos.
Referência(s)