Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Memória discursiva e lugar de fala nas propagandas televisivas do PMDB

2017; School of Communications and Arts of the University of São Paulo; Volume: 10; Issue: 2 Linguagem: Português

10.11606/extraprensa2017.117589

ISSN

2236-3467

Autores

Luiz Ademir de Oliveira, Vinícius Borges Gomes, Fernando de Resende Chaves,

Tópico(s)

Media and Communication Studies

Resumo

O artigo analisa os Programas Partidários Gratuitos (PPGs) do PMDB em rede nacional de televisão em 2015 e 2016. Busca-se compreender como a propaganda política aciona elementos na memória discursiva do eleitor para produzir efeitos de sentido e para constituir um lugar de fala do PMDB, que é ambivalente de início, mas de oposição com o desenrolar da crise política. O partido fala em tom de accountability sobre os ministérios que ocupa, mas marca sua diferença e sua posição crítica em relação ao governo, já que, em 2016, foi acatado o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. A propaganda utiliza-se da memória discursiva em torno do PMDB – a conciliação, seja para legitimar seu lugar de fala ambíguo e entrecruzado, seja para justificar o protagonismo e a capacidade de unificar e pacificar o país.

Referência(s)