
Memória discursiva e lugar de fala nas propagandas televisivas do PMDB
2017; School of Communications and Arts of the University of São Paulo; Volume: 10; Issue: 2 Linguagem: Português
10.11606/extraprensa2017.117589
ISSN2236-3467
AutoresLuiz Ademir de Oliveira, Vinícius Borges Gomes, Fernando de Resende Chaves,
Tópico(s)Media and Communication Studies
ResumoO artigo analisa os Programas Partidários Gratuitos (PPGs) do PMDB em rede nacional de televisão em 2015 e 2016. Busca-se compreender como a propaganda política aciona elementos na memória discursiva do eleitor para produzir efeitos de sentido e para constituir um lugar de fala do PMDB, que é ambivalente de início, mas de oposição com o desenrolar da crise política. O partido fala em tom de accountability sobre os ministérios que ocupa, mas marca sua diferença e sua posição crítica em relação ao governo, já que, em 2016, foi acatado o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. A propaganda utiliza-se da memória discursiva em torno do PMDB – a conciliação, seja para legitimar seu lugar de fala ambíguo e entrecruzado, seja para justificar o protagonismo e a capacidade de unificar e pacificar o país.
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