ACREDITAÇÃO HOSPITALAR: A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO E DA INFORMAÇÃO PARA A SEGURANÇA DO PACIENTE

2017; Secretary of Health of the State of Bahia; Volume: 40; Linguagem: Português

10.22278/2318-2660.2016.v40.n0.a2676

ISSN

2318-2660

Autores

Fábio Campos Aguiar, Vera Lúcia Peixoto Santos Mendes,

Tópico(s)

Public Health in Brazil

Resumo

Este artigo objetiva discutir a importância da Comunicação e da Informação para os processos de Acreditação Hospitalar e para a segurança do paciente, partindo do pressuposto de que o sucesso em tais processos demanda profundas modificações na cultura organizacional desse tipo de organização e que a Comunicação figura entre um dos atributos culturais de uma organização, capaz de contribuir para a segurança do paciente. Realizou-se estudo qualitativo e descritivo, com revisão bibliográfica e estudo de caso, utilizando-se de entrevistas com informantes-chave para a coleta de dados. A pesquisa de campo foi realizada em dois hospitais baianos de grande porte: um acreditado pela metodologia da ONA e outro, à época em processo de acreditação pela mesma organização, mas que não foi acreditado. Os resultados indicam que a gestão organizacional orientada para a Comunicação e a Informação resulta na sinergia interdepartamental indispensável ao alcance dos objetivos de padronização dos processos e homogeneização da linguagem, necessários a uma organização hospitalar em processo de Acreditação. No entanto, mesmo favorecendo a segurança do paciente e viabilizando os processos assistenciais, a Comunicação e a Informação ainda são entendidas como atividades de menor importância no ambiente hospitalar. Os resultados deste trabalho visam a contribuir com esta área do conhecimento ao possibilitar uma análise dos efeitos de uma política de Comunicação e Informação orientada à Acreditação como veículos para o sucesso da iniciativa e segurança do paciente. Palavras-chave: Acreditação Hospitalar. Segurança do Paciente. Comunicação. Informação.

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