
Aprendizagem ativa no ensino de engenharia de métodos: uma experiência no CEFET/RJ
2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 17; Issue: 3 Linguagem: Português
10.14488/1676-1901.v17i3.2739
ISSN1676-1901
AutoresKarina Fernandes Brum, Paula Michelle Purcidonio, Marta Lúcia Azevedo Ferreira,
Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoEste artigo tem por objetivo descrever e avaliar a experiência de aprendizagem ativa realizada na disciplina Engenharia de Métodos do curso de Engenharia de Produção do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ). A dinâmica de grupo foi a estratégia adotada para o desenvolvimento de um método melhorado utilizando o tabuleiro e os pinos do jogo “Resta Um”. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada com finalidade descritiva baseada em dados bibliográficos e na observação ativa, direta e sistemática da experiência com apoio de um questionário contendo perguntas abertas e fechadas. Ela foi realizada em duas turmas durante o ano de 2015 com a participação de 57 alunos. A dinâmica combinou aspectos típicos dos jogos, simulações e da aprendizagem baseada em equipes. Ela foi considerada por eles plenamente satisfatória, tanto em termos da motivação gerada, como da sua importância para a disciplina e o curso, tendo sido sugerida a sua continuidade nas próximas turmas. A utilização de estratégias de aprendizagem ativa favorece o desenvolvimento de competências em sentido amplo que é, sem dúvida, o requisito por excelência do mercado de trabalho nos dias de hoje.
Referência(s)