Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O papel da língua inglesa na publicação acadêmico-científica: reflexões teóricas e o caso dos cursos de escrita on-line brasileiros

2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 29; Issue: 2 Linguagem: Português

10.5216/sig.v29i2.43926

ISSN

2316-3690

Autores

Ângela Francine Fuza,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Este artigo objetiva evidenciar, a partir de reflexão teórica e da análise de cursos de escrita on-line brasileiros, o papel que a língua inglesa desempenha no cenário acadêmico de publicação e de circulação do conhecimento. O construto teórico-metodológico do estudo são as teorias dos Novos Estudos do Letramento, no tocante aos modelos de letramento, e as pesquisas desenvolvidas sobre o emprego da língua inglesa na academia. Os resultados revelam que o trabalho com a escrita recai nos moldes do letramento autônomo e nos modelos das habilidades e da socialização acadêmica, sendo o inglês a língua predominante nos cursos.

Referência(s)