
Experiências educativas com narrativa fílmica: problematizando o cinema em sala de aula
2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 10; Issue: 2 Linguagem: Português
10.5902/1983734827904
ISSN1983-7348
AutoresJéssica Maria Freisleben, Milena Regina Duarte Corrêa,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoEste trabalho intenta apresentar experiências educativas de problematização de uma narrativa fílmica no ambiente escolar. Configura-se como relato de experiência docente no âmbito da escola pública, com jovens estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental, com idade entre 14 e 16 anos. A escola é integrante da rede municipal de educação, da cidade de Santa Maria/RS. A experiência é focada nas questões disparadas pelo encontro com o filme “A Invenção de Hugo Cabret” assistido com duas turmas, nelas buscou-se possibilidades de inventar inusitadas tessituras e relançar outras problematizações com e para os filmes. A perspectiva narrativa foi escolhida para integrar essa investigação, visto que ao narrarmos fazemos escolhas já que narramos de acordo com nossa visão e entendimento de mundo. Enviado em: 06 de junho de 2017.Aprovado em: 13 de julho de 2017.
Referência(s)