Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Experiências educativas com narrativa fílmica: problematizando o cinema em sala de aula

2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 10; Issue: 2 Linguagem: Português

10.5902/1983734827904

ISSN

1983-7348

Autores

Jéssica Maria Freisleben, Milena Regina Duarte Corrêa,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Este trabalho intenta apresentar experiências educativas de problematização de uma narrativa fílmica no ambiente escolar. Configura-se como relato de experiência docente no âmbito da escola pública, com jovens estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental, com idade entre 14 e 16 anos. A escola é integrante da rede municipal de educação, da cidade de Santa Maria/RS. A experiência é focada nas questões disparadas pelo encontro com o filme “A Invenção de Hugo Cabret” assistido com duas turmas, nelas buscou-se possibilidades de inventar inusitadas tessituras e relançar outras problematizações com e para os filmes. A perspectiva narrativa foi escolhida para integrar essa investigação, visto que ao narrarmos fazemos escolhas já que narramos de acordo com nossa visão e entendimento de mundo. Enviado em: 06 de junho de 2017.Aprovado em: 13 de julho de 2017.

Referência(s)
Altmetric
PlumX