
INTEGRALISMO LUSITANO E EDUCAÇÃO CATÓLICA: CONEXÕES ENTRE INTELECTUAIS E O CASO DO COLÉGIO VASCO DA GAMA DE LISBOA, PORTUGAL (DÉCADA DE 1920)
2017; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 21; Issue: 53 Linguagem: Português
10.1590/2236-3459/71181
ISSN2236-3459
Autores Tópico(s)Historical Education Studies Worldwide
ResumoResumo O artigo examina o projeto cultural e pedagógico do colégio lisboeta Vasco da Gama, instituição de ensino fundada em 1915, que pretendeu instruir e educar seus alunos sob as bases da educação física, da religião e das artes, à luz da doutrina católica, dos princípios integralistas e de uma rígida disciplina interna. Um periódico criado em meados dos anos de 1920, fonte central da investigação, serviu de esteio para configurar o projeto cultural do colégio e expressar de forma institucional uma rede de sujeitos conectados e ativos em tempos conturbados da política portuguesa. Fundamentado na história dos intelectuais e do político, o estudo, por fim, analisa conexões entre o integralismo lusitano e o nacionalismo católico brasileiro.
Referência(s)