
A transcendência desviada enquanto crítica religiosa de Dostoiévski no romance “O Idiota”
2017; Jair Sindra Virtuoso Junior; Volume: 6; Issue: 2 Linguagem: Português
10.18554/rs.v6i2.1310
ISSN1983-3873
AutoresRenê Wellington Pereira Fernandes,
Tópico(s)Psychology and Mental Health
ResumoNeste trabalho, abordar-se-á a questão religiosa apresentada no romance O Idiota (pelo qual Dosteiévski deu mostra clara de predileção) em uma perspectiva dialógica, na qual o conceito de transcendência desviada, de René Girard, e a ideia de crítica religiosa de Dostoiévski, de Luiz Felipe Pondé – guardadas suas devidas medidas e proporções de especificidade –, tangem um mesmo ponto e, assim, servem como proposta de leitura. Não obstante, será importante salientar que ambas as teorias elencadas são tanto continentes quanto contingentes de outras não menos importantes; a saber, respectivamente: o desejo triangular (também chamado de “mimético” ou “metafísico”, que funda, para Girard, o estatuto de unicidade romanesca), e a “filosofia da desgraça”, que, para Pondé, configura-se na crítica denunciadora da “liberdade incriada do Homem” e de sua “sobrenaturalidade esquecida”.Portanto, far-se-á necessário, para discorrer a respeito da “transcendência desviada” e da “crítica religiosa de Dostoiévski”, evocar, ainda que por vezes muito brevemente, alguns desses conceitos imanentes, a fim de ccompreender o projeto litériario de Dostoiévski nessa sua obra.
Referência(s)