
Sequência didática no PIBID: uma experiência com circuitos elétricos (Didactic sequence in PIBID: an experience with electrical circuits)
2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; Volume: 3; Issue: 2 Linguagem: Português
10.22476/revcted.v3i2.174
ISSN2447-4223
AutoresElaine Gomes Matheus Furlan, Higor Gustavo Pires, Miriam Colombini Dos Santos, Paulo Cézar de Faria,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoA manipulação de objetos numa atividade experimental tem por objetivo favorecer determinados tipos de raciocínio que podem proporcionar (a partir de um processo de mediação) a compreensão, a representação e a utilização de conceitos científicos. Um experimento, como atividade pedagógica, propicia momentos de discussões e intervenções indispensáveis ao processo de ensino e aprendizagem. Nesta perspectiva nós propusemos e desenvolvemos (no âmbito do PIBID) uma sequência didática para: identificar os conhecimentos prévios dos educandos a respeito de circuitos elétricos; possibilitar a manipulação dos materiais utilizados numa atividade experimental; desencadear discussões a respeito de conceitos físicos e químicos envolvidos nas atividades propostas e avaliar em que medida os estudantes compreendem os conteúdos explorados nas atividades realizadas. Concomitantemente ao manuseio dos materiais disponibilizados aos alunos procurou-se envolvê-los na busca de respostas às questões propostas na elaboração de circuitos: simples, em série, em paralelo e misto. Esta experiência promoveu discussões entre alunos, licenciandos e professores experientes. Mostrou-se relevante o papel da experimentação no desenvolvimento da autonomia docente e na motivação dos alunos para a aprendizagem.
Referência(s)