Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Sequência didática no PIBID: uma experiência com circuitos elétricos (Didactic sequence in PIBID: an experience with electrical circuits)

2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; Volume: 3; Issue: 2 Linguagem: Português

10.22476/revcted.v3i2.174

ISSN

2447-4223

Autores

Elaine Gomes Matheus Furlan, Higor Gustavo Pires, Miriam Colombini Dos Santos, Paulo Cézar de Faria,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

A manipulação de objetos numa atividade experimental tem por objetivo favorecer determinados tipos de raciocínio que podem proporcionar (a partir de um processo de mediação) a compreensão, a representação e a utilização de conceitos científicos. Um experimento, como atividade pedagógica, propicia momentos de discussões e intervenções indispensáveis ao processo de ensino e aprendizagem. Nesta perspectiva nós propusemos e desenvolvemos (no âmbito do PIBID) uma sequência didática para: identificar os conhecimentos prévios dos educandos a respeito de circuitos elétricos; possibilitar a manipulação dos materiais utilizados numa atividade experimental; desencadear discussões a respeito de conceitos físicos e químicos envolvidos nas atividades propostas e avaliar em que medida os estudantes compreendem os conteúdos explorados nas atividades realizadas. Concomitantemente ao manuseio dos materiais disponibilizados aos alunos procurou-se envolvê-los na busca de respostas às questões propostas na elaboração de circuitos: simples, em série, em paralelo e misto. Esta experiência promoveu discussões entre alunos, licenciandos e professores experientes. Mostrou-se relevante o papel da experimentação no desenvolvimento da autonomia docente e na motivação dos alunos para a aprendizagem.

Referência(s)
Altmetric
PlumX