
ESCRITAS EPISTOLARES E HISTÓRIA DA CULTURA ESCRITA NA SUA RELAÇÃO COM A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: UMA ENTREVISTA COM VERÓNICA SIERRA BLAS
2017; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 21; Issue: 53 Linguagem: Português
10.1590/2236-3459/75872
ISSN2236-3459
AutoresLuciane Sgarbi Santos Grazziotin,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoDesde 2014 a Revista Historia da Educacao tem publicado entrevistas com pesquisadores internacionais cujas tematicas de investigacao relacionam-se ao seu escopo. Esse numero contempla uma entrevista com Veronica Sierra Blas. Veronica e Doutora em Historia e professora de Historia da Cultura Escrita na Faculdade de Filosofia e Literatura da Universidade de Alcala, na qual coordena o Seminario Interdisciplinar sobre Estudos em Cultura Escrita (Siece) e o Grupo de Pesquisa LEA (Leitura, Escrita, Alfabetizacao). Sua principal linha de investigacao e o estudo de testemunhos escritos de natureza pessoal, especialmente cartas, produzidas por pessoas anonimas durante a Guerra Civil e o Franquismo. Foi professora convidada em diferentes universidades espanholas e estrangeiras e publicou mais de 150 artigos, alguns deles traduzidos em varias linguas, em livros coletivos e revistas especializadas em Historia, Historia Cultural, Literatura, Critica Literaria, Antropologia, Linguistica e Historia de Educacao. Ela foi coordenadora-redatora da revista Cultura Escrita & Sociedad , coordenou e dirigiu inumeras obras coletivas e e autora do livro Aprender a escribir cartas. Los manuales epistolares en la Espana contemporanea (1927-1945) (TREA, 2003); Palabras huerfanas. Los ninos y la Guerra Civil (TAURUS, 2009, traduzido para o frances pela Presses Universitaires de Rennes ). Sua ultima obra e Cartas presas. La correspondencia carcelaria durante la Guerra Civil y el Franquismo (MARCIAL PONS, 2016). Atualmente e coordenadora cientifica da Rede de Arquivos e Pesquisadores de Escrita Popular na Espanha (Redaiep), curadora da exposicao itinerante entre Espanha e Russia : Recuperando a historia dos Filhos da Guerra (Ministerio da Presidencia), e a responsavel cientifica da Fundacao Antonio Machado de Collioure, na qual dirige, desde de 2010, o projeto Palabras en el tiempo . No rol de suas pesquisas cuja centralidade vincula-se ao testemunho escrito de natureza pessoal, vislumbram-se a historiografia da educacao. Nas suas palavras: “A Historia Social da Cultura Escrita e a Historia da Educacao sempre estiveram de maos dadas”.
Referência(s)