Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Concepções de ensino e aprendizagem de alunos de licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte: um estudo exploratório

2016; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 1; Issue: 2 Linguagem: Português

10.17648/rsd-v1i2.13

ISSN

2525-3409

Autores

Géssica Fabiely Fonseca, Mariane de Araújo Soares, Rita de Cássia Barbosa Paiva Magalhães,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Os professores são os mediadores de processos de ensino e aprendizagem seja nas etapas da educação básica ou no ensino superior. Essas mediações como funções educativas da docência são subsidiadas por concepções, ou seja, seus entendimentos acerca do ensino e aprendizagem norteiam seus planejamentos, discursos e atividades no âmbito escolar. O objetivo desse trabalho é analisar as concepções de ensino e aprendizagem de alunos de licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte a partir de duas situações escolares. O caminho metodológico foi traçado a partir dos fundamentos de uma pesquisa descritiva e analítica das concepções de alunos de cursos de licenciatura da UFRN. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário aplicado com 80 estudantes de licenciaturas das áreas de exatas, humanas e saúde. Advogamos por processos formativos que possibilitem aos futuros docentes momentos de apropriação teórica a partir das contribuições da psicologia educacional e experiências práticas nas quais os docentes em formação reflitam sobre situações práticas a luz das contribuições dos diversos campos do conhecimento pedagógico.

Referência(s)
Altmetric
PlumX