Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Cinema e ensino de História entre debates e práticas

2017; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 5; Issue: 9 Linguagem: Português

10.26512/hh.v5i9.10988

ISSN

2318-1729

Autores

Vitória Azevedo da Fonseca,

Tópico(s)

History of Education Research in Brazil

Resumo

Tendo em vista debates sobre como usar filmes em salas de aula, especificamente no ensino de história, apresento a experiência de exibição do mesmo filme (Sonhos Tropicais, André Sturn, 2002) para diferentes turmas do 9º ano do Ensino Fundamental, adotando procedimentos preparatórios diferenciados a fim de debater e defender a importância de, além da alfabetização da linguagem cinematográfica refletir também sobre o desenvolvimento da compreensão dos estudantes dos debates e diálogos “historiográficos” estabelecidos pela narrativa audiovisual para compreensão das intertextualidades presentes nos filmes. Finalizo com a análise comparativa entre as diferentes metodologias e seus diferentes resultados.

Referência(s)